Peça de reposição original:
É aquela também chamada de genuína ou legítima que é destinada para substituir a peça de produção original (que integra o produto original de fábrica) para manutenção ou reparação e é concebida pelo mesmo processo de fabricação (tecnologia), apresentando as mesmas especificações técnicas da peça que substitui.

Peça de reposição ou pós-venda:
É destinada a substituir peça de produção original ou peça de reposição original que tem como característica a sua adequação e intercambiabilidade, podendo ou não apresentar as mesmas especificações técnicas, características de qualidade (por exemplo, material, resistência, tratamento de beneficiamento, desempenho e durabilidade) da peça de produção original.

Aplicação: As peças aplicadas no veículo, quando é necessário fazer a substituição, devem ter a mesma qualidade e características da original que veio de fábrica. Este é um item muito importante para que o reparo seja bem feito. Por isso, o consumidor deve exigir que a oficina de confiança use peças de qualidade com procedência conhecida para atender às especificações do manual do fabricante.

Fonte: goodyear.com.br